Ginásio LR Fitness

Aguarde um momento...

CARDIO NO INÍCIO OU NO FIM DO TREINO?

Quando falamos em exercício físico é quase impossível não termos a nossa mente dividida em duas imagens muito concretas: musculação e atividade aeróbica… o tão temido cardio.

Sim, cardio, aquela pequena e intensa palavra que tanto nos faz suar só de pensar e que ora se ama, ora se odeia (de morte), mas que “todo o tipo de atleta deve incluir” no seu plano de treino.

exercício cardiovascular é nada mais, nada menos do que toda a prática de atividade física que aumente a nosso ritmo cardíaco de forma continuada, por um determinado período de tempo, como caminhar, correr, nadar, saltar à corda, andar de bicicleta, etc.

Importante numa rotina de treino variada, equilibrada e adaptada às necessidades de cada pessoa, o cardio deve ser prioridade para quem está “num processo de perda de peso”. Nos casos de quem ainda luta contra os quilos a mais na balança, deve-se dar primazia ao treino cardiovascular, pois garantirá um maior consumo de gordura corporal como fonte principal de energia no próprio treino.

Mas isso implica começar ou terminar o treino com cardio? Eis a questão.

Cardio no início ou no fim do treino?

Odeie-se ou não os exercícios cardiovasculares, a dúvida quanto à ordem em que devem ser executados num treino é uma constante – e muito por culpa do diz-que-disse e de todos os falsos entendidos na matéria.

Devem apenas as pessoas que querem emagrecer começar o treino com exercícios cardiovasculares? Devem apenas as mulheres ter esta preocupação? Acabar o treino com atividade cardiovascular vai ‘queimar’ o músculo ganho? Não, não e não.

Não devemos olhar ao sexo para decidir quais os melhores exercícios para cada um. É a condição física que deve prevalecer nessa decisão/escolha. E isto porque um treino poderá sempre começar com cardio, se este for eficientemente adequado em intensidade e tempo a esses objetivos.

Contudo, num processo de perda de peso/massa gorda, por exemplo, começar o treino com exercícios cardiovasculares será o mais indicado, embora o treino de força seja igualmente importante para o processo de tonificação muscular.

treino cardio pode ser combinado com treino de musculação para atingir a máxima definição e força muscular. No entanto, ao deixarmos o exercício cardiovascular para o fim, quando tiver terminado o treino de força, seremos capazes de queimar as últimas calorias que restaram nas nossas reservas, otimizando a definição muscular sem comprometer a massa muscular que tanto custou a ganhar.

Sim, pode desde já esquecer a ideia de que fazer cardio no final do treino vai queimar a massa magra pela qual tanto tem lutado (quem nunca?).