Ginásio LR Fitness

Aguarde um momento...

COLAGÉNIO, FENO GREGO e COENZIMA Q10

Estes são os suplementos da moda que prometem milagres. Mas será que os deve tomar?

De repente, a febre instalou-se nas redes sociais, onde somos bombardeados sobre a importância da suplementação e com nomes até aqui desconhecidos. Saiba para que servem os suplementos mais populares e o que deve saber antes de os tomar.

De repente, é quase impossível não nos depararmos, ao longo do nosso dia nas redes sociais, com alguma influenciadora a mostrar uma mão cheia de cápsulas para representar como começa o dia a nutrir o seu corpo, tudo em nome de uma melhor saúde e de um aspeto físico como que rejuvenescido. Entre a pressão para estar de acordo com os standards exigidos pela sociedade e a certeza de que não estamos a fazer tudo o que podemos em prol da longevidade e qualidade de vida, é difícil não nos deixarmos levar por suplementos que, na verdade, podemos não ter a certeza daquilo que fazem, mas que prometem milagres.

Em relação a este assunto, os especialistas são, aliás, muito claros. Com tantas marcas existentes no mercado, importa pedir uma opinião médica em primeira instância para perceber se precisa daquilo que está prestes a comprar e depois em que dosagem, isto para não cair numa armadilha consumista lançada pelas publicidades camufladas no Instagram.

Se, no entanto, já se perdeu entre a informação que lhe chega às mãos, nós contamos-lhe quais são os suplementos queridinhos do momento e para que serve. Depois, não se esqueça de abordar o assunto com o seu médico numa próxima consulta.

Colagénio

Esta é para maiores de 40 anos! Se sente que a sua pele está a ficar flácida, e está a perder o tónus, há uma razão para tomar colagénio. Na verdade, trata-se de uma proteína estrutural naturalmente presente no nosso organismo e no de outros seres vivos, no entanto cuja produção começa a decair com o tempo. Sendo responsável pela elasticidade e firmeza da pele, é normal que acrescentando o suplemento ao seu dia a dia consiga ver alguns resultados. No mercado há várias opções disponíveis, sendo que o colagénio marinho é descrito como o mais eficaz. Pode ainda combiná-lo com ácido hialurónico para resultados mais visíveis.

Feno Grego

Este é outro suplemento do qual passamos a vida a ouvir falar nas redes sociais e que promete o milagre da redução de medidas e também de celulite. Trata-se de uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidiabéticas, sendo muito utilizada como remédio caseiro para a diabetes, cólicas menstruais ou colesterol alto, por exemplo. No entanto, quem usa o Feno Grego tem descrito também o seu poder redutor, principalmente das medidas da cintura, pelo que se tornou um fenómeno como suplemento dietético.

Spirulina

Também muito popular ao nível do emagrecimento é a Spirulina. Contém fibras e proteínas, que são nutrientes que ajudam a prolongar a saciedade, atenuando a sensação de fome e vontade de comer ao longo do dia. Alguns estudos também mostram que a spirulina também tem uma função importante no metabolismo de gorduras promovendo, assim, o emagrecimento.

Vitamina D

Se há uns anos o sol era visto como o grande vilão, a medicina contemporânea tem falado sobre a importância da vitamina D e relatado como os seus défices podem ter um papel decisivo na forma como estamos preparados para combater doenças graves. Se tem este nível abaixo do exigido nas análises, e não consegue colmatar com sol ou alimentação rica nesta vitamina, fale com o seu médico e veja como começar a suplementar.

Coenzima Q10

Este é outro daqueles suplementos que, de repente, passou a estar por todo o lado, criando aquela sensação de necessidade. Mas o que é este suplemento de nome não tão facilmente decorável? É uma enzima naturalmente presente nas células, que ajuda na produção de energia, diminuindo o cansaço e melhorando a disposição física e mental. Com ação antioxidante, é descrito como ótimo para fortalecer o sistema imunitário, sendo visto como essencial para quem procura ter mais energia ao longo do dia.

Selénio Zinco

O selénio e o zinco apoiam o funcionamento normal do sistema imunitário, sendo que a vitamina E contribui para a proteção das células contra o stress, a vitamina C apoia o funcionamento normal do sistema imunitário e a vitamina B6 contribui para uma função psicológica normal. Um complexo vitamínico recomendado para quem quer manter a saúde em dia.